quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Da nossa paixão pela neve! - Parte I

Há dois anos atrás fomos desafiados para irmos á neve??? Mas vamos lá fazer o quê? Perguntava eu e os meus amigos: vamos fazer ski. Ora eu na altura com 32 anos, a minha primeira vez a fazer ski, tal coisa nunca me tinha despertado a atenção, mas para tudo há uma primeira vez. Resolvemos deixar cá as pequenas, pois achamos que o desconhecido não é uma boa experiência com crianças pequenas. Então vamos lá! Apetrechámo-nos de fatos, luvas, botas, gorros, tudo á prova de neve e de frio. O resto do material seria alugado lá. E lá fomos até á terra de Béjar, ali perto de Salamanca, mais próprimamente á estação de La Covatilla. Depois de umas três horas de caminho lá chegámos, de noite… A primeira experiência foi um caos, a malta a tentar por-se em cima de uns skis e a não conseguir, ou quando conseguia caia. Era ver quem se ria mais dos outros. Depois com alguma calma lá fomos aprendendo algumas manhas e começamos a descer as pistas verdes. Quatro dias passaram e no fim já nos aguentávamos bem em cima dos ski, até fomos experimentar pistas mais exigentes. E fiz um facto, desci uma pista vermelha a pé!!!! Adiante.
Quando regressámos a casa sentimos que ficou cá o bichinho do ski. A sensação com que fiquei é que a adrenalina produzida me trazia alguma paz.!!!???? E o facto de deixarmos as crianças com os avós permitiu-nos descansar, tanto o corpo como a mente.
O bichinho adormeceu, veio a primavera, o verão, o outono e depois o inverno acordou o bicharoco. E tivemos que lá voltar. Voltámos ao mesmo sitio pois claro. E voltámos sem crianças e foi tão bom e o bicho que na altura era pequenino tornou-se num monstro. Saímos de lá mais aperfeiçoados e com a promessa de voltar com as crianças.
Ora há cerca de um mês, depois de uma viagem de 12 horas planeada com muito tempo de antecedência, chegámos a Andorra. Levamos as crianças desta vez para experimentarem a neve, os skis e afins. A viagem foi feita de noite. Acho mesmo que a pior parte das férias foi esta. Ninguém no seu perfeito juízo vai fazer uma viagem de 1200 quilómetros depois de um dia de trabalho. As crianças portaram-se 5 estrelas. Dormiram a maior parte da viagem e só no fim é que mostraram sinais de cansaço. Já nós… Escusados será dizer que foi muito difícil e que tivemos que parar várias vezes para atestar os níveis de cafeína no organismo… Adiante.
No primeiro dia colocámos as crianças num parque onde aprenderam a calçar os skis e a travar. Tivemos uma hora para lhes conseguir calçar as luvas, maldita a hora em que lhes comprámos umas luvas com 5 dedos. Depois lá foram muito contrariadas e nós a bufar depois de gastarmos um pipa de massa para elas estarem lá duas horas. O resto dos dias passaram-se nas calmas. Como tivemos a ajuda preciosa de uma amiga que não fez ski, podémos contar com ela para ficar com as crianças em pequenos períodos. Mas conseguimos por a criança mais velha a descer as pistas azuis. E como ela gostou!!
Bem posto isto, a vontade de voltar lá é enorme. Para a próxima as crianças irão para as aulas com certeza, mas desta vez achámos que seria melhor assim. Ambientarem-se primeiro aos skis, aos ambientes, aos fatos, ás luvas, aos capacetes…

Sem comentários:

Enviar um comentário

O que as outras donas opinam